quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FAFIC comemora integração dos cursos


De 8 a 12 de novembro, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – FAFIC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN irá destacar a produção dos seus cursos de ciências humanas em sua I Semana de Humanidades. “Ciência, Modernidade e Identidade: Diálogo entre saberes” é o tema do evento e esta primeira Semana de Humanidades é um marco na história da universidade, na medida em que objetiva aproximar as áreas de estudo e proporcionar uma maior integração entre professores e alunos que trabalham com um mesmo objeto de pesquisa.
O professor do curso de Ciências Sociais Aílton Fonseca (foto), um dos organizadores do evento, assinala que a Semana de Humanidades é importante para a trajetória acadêmica da FAFIC e, consequentemente, também da UERN. “Através de um evento científico como esse, o nome da universidade ganha visibilidade, sendo um caminho para se conseguir programas de pós-graduação, não se pode pensar em ciência sem apostar na integração dos saberes”, comemora.

Programação diversificada

A Semana de Humanidades será realizada por meio do envolvimento de professores e alunos dos departamentos dos cursos de Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia, Geografia e História. Ao longo da segunda semana de novembro, no Campus Central da UERN, a programação irá se desenrolar nos três turnos de funcionamento desta universidade, com mini cursos pela manhã, apresentação de GTs à tarde e Mesas-Redondas à noite. Haverá também intensa programação cultural, com shows e apresentações de artistas.

Conferência de abertura

No dia 8 de novembro de 2010, às 19h15, o Ginásio de Esportes do Campus Central da UERN abrirá suas portas para o conferencista Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, professor emérito do Museu Nacional/UFRJ e vice-presidente da SBPC que profere palestra intitulada “Ciência, modernidade e identidade: diálogo entre saberes”.
A cobertura do evento terá o apoio de um comitê de comunicação formado por alunos do curso de Comunicação Social, que estão produzindo reportagens escritas, sonoras e audiovisuais a serem divulgadas pelo blog do evento, o http://semanahumanidades.blogspot.com/.



Programação Resumida

Segunda-feira (8/11) - Mesa de abertura às 19h15 no ginásio de esportes da universidade, com conferência proferida por Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, professor emérito do Museu Nacional/UFRJ e vice-presidente da SBPC.
Terça, Quarta e Quinta-feira (9 a 11) - Mini cursos pela manhã, apresentação dos GTs à tarde e à noite acontecerão as mesas-redondas;
Sexta-feira (12) - Encontro dos grupos de pesquisa da FAFIC pela manhã, Encontro com escritores /autores à tarde, e à noite será realizada a conferência de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário