terça-feira, 9 de novembro de 2010

Abertura da Primeira Semana de Humanidades acontece em grande estilo

por Ceiça Guilherme
(Foto: Vanessa Veida)


Com o tema “Ciência, Modernidade e Identidade: Diálogo entre saberes”, foi aberta ontem, às 19h30, a I Semana de Humanidades da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que acontece de 8 a 12 de novembro. Segundo o professor e coordenador do evento Ailton Siqueira, que integrou a mesa de abertura, o evento marca a realização de um sonho, considerando que este já era um projeto que vinha sendo trabalhado pelas faculdades envolvidas em sua realização, trata-se de “uma semana há muito sonhada e agora realizada”, diz.
Nas palavras de abertura, ele destacou a importância da participação dos representantes das faculdades, dos professores, dos alunos e de todos que de uma forma ou de outra contribuíram para a concretização da Semana de Humanidades. Em seguida o reitor Milton Marques faz referência ao evento como sendo fundamental para o amadurecimento da Universidade. Justificando a profundidade do tema que será discutido durante toda a semana através de palestras, mesas redondas, oficinas e mini cursos, destacou que este: “engrandece muito um evento desta natureza para a universidade”, acrescentando a importância da possibilidade do intercâmbio com outras instituições tendo em vista que pessoas de vários estados do Brasil participam do evento.
Na abertura, ocorrida no Ginásio de Esportes do Campus Central, com a apresentação cultural da Orquestra Sanfônica de Mossoró, estiveram presentes diversas personalidades universitárias, como o Reitor Milton Marques, o Vice-Reitor, Aécio Cândido, Ailton Siqueira, vice-diretor da Fafic, Petrônio Oliveira, representando a classe estudantil, entre outros.

Vice-presidente da SBPC debate Ciência e Modernidade


A participação de Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, professor do Museu Nacional/UFRJ e vice-presidente da SBPC que foi trazer à tona em torno discussão do tema do evento, “Ciência, modernidade e identidade: diálogo entre saberes”. Otávio ressalta que o convite foi gratificante, pois segundo ele estava em falta consigo mesmo em relação a Mossoró e à Uern, devido ao fato de não ter tido como participar de reuniões realizadas meses atrás pela SBPC que contava com a presença da universidade. O conferencista elogia a escolha do tema que, conforme destacou, “sintetiza questões fundamentais do mundo de hoje e das próprias ciências sociais”. Sobre o final do tema “Diálogo Entre Saberes”, ressalta que é uma questão que inclui, mas não se restringe à interdisciplinaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário