quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Oficinas

OF 01 - A Sociologia no Ensino Médio: Desafios Epistemológicos e Metodológicos na Relação Ensino/Aprendizagem

Ministrantes: Igo José de Azevedo Soares (UERN), Maria Fabíola Layz Alves Cunha (UERN) e Thiago Romero Leite Barra (UERN).

Esta oficina foi proposta com o objetivo de repassar aos participantes os materiais didáticos, conteúdos e metodologias possíveis para o ensino de Sociologia. Esta temática é bastante relevante para o momento atual da educação brasileira, uma vez que recentemente tivemos a reinserção da disciplina de Sociologia em todos os anos do ensino médio, em caráter obrigatório. Enfim, hoje em dia, há uma discussão muito grande em todo país sobre o que ensinar em termos de conteúdo e como repassar esses conteúdos, visto que não temos uma matriz curricular de Sociologia unificada para o ensino médio no Brasil.

OF 02 - Agenda 21 global/local: um instrumento de decisão e participação social

Ministrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira (UFRN) e Érica Luana Galvão Torres Gomes (UFRN).

A evolução da questão ambiental no Brasil perpassa pela concepção de Estado com caráter neoliberal e reflete na formulação, implementação, e avaliação das políticas socioambientais. Em meio aos eventos internacionais e nacionais foram elaborados documentos que marcaram a história da política ambiental brasileira que em suma é transversal, um desses instrumentos que se destacaram pela participação popular nos processos decisórios, foi agenda 21, que carrega os princípios para a formação de uma sociedade sustentável. Nesta oficina, propõe-se a discussão por meio de dinâmicas de grupo, discussão do documento nacional e síntese, de forma a pensar a realidade local e a implementação da agenda no Estado Brasileiro. Acredita-se que é esta temática é importante, pois atravessa e toca essencialmente na forma como nos relacionamos frente a legitimação de uma cultura verdadeiramente democrática que torna a utopia realidade.


OF 03 - Construindo um fundo rotativo solidário

Ministrantes: Fabricia Milena Grisi (UFPB), Michele Nunes Rufino (UFPB) e Celly Souza (UFPB)

O Fundo Rotativo Solidário é uma política social de finanças solidárias direcionadas as comunidades rurais, no qual os mesmos formam uma poupança comunitária que decidem (re) investir os recursos em prol da comunidade. O objetivo desta oficina é apresentar o desenho e a metodologia de construção de um FRS, abordando questões como: Formação do grupo produtivo; gestão do FRS, gestão contábil, conceitos de economia solidária, experiências na Paraíba. Cuja finalidade é apresentar esse programa e mostrar como “construir um Fundo Rotativo Solidário” em qualquer comunidade. A justificativa da oficina é a extrema relevância social da Política para a agricultura familiar no Brasil, uma vez que os FRS visam prover geração de renda dentro das comunidades tendo em vista uma lógica solidária, promovendo a sustentabilidade e autonomia das comunidades que praticam a política social.

OF 04 - Metodologias de pesquisa em Antropologia

Ministrantes: Íris Morais Araújo (PPGAS/USP) e Natacha Simei Leal (PPGAS/USP)

A oficina busca debater, tendo em vista avaliar as potencialidades e alcances, as diferentes formas de tratamento do material empírico utilizado na análise antropológica. Desse ponto de vista, a proposta busca trabalhar a pesquisa de campo – forma mais consagrada de produção de dados da disciplina – em conjunto à análise de outros métodos de pesquisa (consagrados para a análise de textos, imagens e objetos), com o intuito de alargar a forma de compreensão do fazer antropológico. Trata-se, portanto, de levar a cabo a formulação de Lévi-Strauss, de que a Antropologia é a “ciência social do observado” e tentar mostrar a diversidade de possibilidades engendradas na realização dessa tarefa. A oficina se dividirá em dois momentos: a discussão de metodologias e os efeitos do saber antropológico (tanto para academia, quanto para o mercado) e a realização de um exercício de observação participante e escrita etnográfica.


OF 05 - Novas tecnologias e imagens nas ciências sociais

Ministrantes: Karlla Souza (UERN) e Jucieude Lucena (UERN)

A disponibilidade de novas tecnologias e o crescente interesse para se trabalhar com imagens nas ciências sociais nos incita a discutir metodologias de produção videográfica que possam ir além da utilização de imagens enquanto instrumento de registro. O uso dos meios visuais nos possibilita utilizar o recurso videográfico como objeto, produto e meio de pesquisa. Portanto, o objetivo da oficina consiste em oferecer instrumental aos alunos a fim de capacitá-los a utilizar a câmera filmadora e outros meios eletrônicos. Bem como, propor exercícios de leitura de imagens, por exemplo, treinamento do olhar para a percepção de detalhes do vídeo que não são captados a olho nu e aqueles que dizem respeito às idéias enfatizadas pelos sujeitos da imagem.


OF 06 - Qualidade de vida: abordagens práticas na perspectiva ambiental

Ministrantes: Emanoella Delfino Figueirêdo Reinaldo (UERN), Maria Clara Torquato Salles (UERN) e Zildenice Matias Guedes (UERN)

O desenvolvimento desenfreado, capitalista e consumista vem provocando ao longo dos anos, agressões, e degradação dos recursos naturais, fatores que contribuíram para o agravamento do cenário atual, que é de crise ambiental. Diante dessa situação tem se intensificado a discussão sobre a importância do desenvolvimento de boas práticas ambientais. Debates e discussões são meios indispensáveis para se propagar e multiplicar a conscientização de práticas saudáveis, além de propiciar um ambiente de melhor qualidade. Nessa perspectiva, essa oficina terá como objetivo principal apresentar alternativas que priorizarão abordagens práticas de educação ambiental através de noções teóricas que abordem a redução na geração de resíduos por meio da coleta seletiva, opções por tecnologias e produtos limpos, assim como mudanças de hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário