quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Grupos de Trabalho (GT's)

GT 01 - Complexidade e Saberes

Coordenação: Melissa Rafaela Costa Pimenta (UERN) e Luzia Ferreira (UERN)

A vida moderna nos consente a reflexão sobre a necessidade de se pensar novas posturas e pensamentos que determinam o desenvolvimento na sociedade. A pessoa é produto e produtora dessa sociedade e do seu status quo, nada está isolado, esse é o princípio epistemológico da complexidade, complexus – o que é tecido junto. O grupo de trabalho que está associado ao grupo de pesquisa da complexidade tem como objetivo promover um espaço, aberto e flexível, para discussão que permeiam a complexidade e suas possibilidades teórico-metodológicas na cognição dos saberes, saberes esses que correspondem à multiplicidade e a religação dos fenômenos que compõe o mundo. Assim, o GT abordará temas contemporâneos como: educação, transdiciplinaridade, relação da literatura com outros campos dos saberes, sociedade, cultura e humanidade. Será um momento de fazer dialogar os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos diretamente ligados ao grupo de pesquisa e de outros pesquisadores que queiram contribuir através desse caminho no desafio da busca conhecimento.

GT 02 - Crise do Capital e as Lutas Contra-Hegemônicas na América Latina no Século XXI

Coordenação: Adelita Neto Carleial (UECE/RUPAL) e Fernando Marcelo de la

Cuadra (UFRRJ/RUPAL)

Este GT propõe-se a discutir o contexto contemporâneo na América Latina, circunscrevendo duas dimensões contraditórias a afirmarem-se neste final da primeira década do século XXI: a crise do capital de natureza estrutural, caráter sistêmico e amplitude global a estender-se por toda parte, afetando o conjunto da Humanidade e, de forma peculiar, a América Latina; os processos de contra-hegemonia que, nos anos 2000, emergem e instituem-se no continente latino-americano, encarnados em movimentos sociais, com novas bases sociais e organizativas, a viabilizaram governos progressistas, inclusive governos de esquerda que, em distintos níveis, tencionam com formas de domínio do capital e expressões da colonialidade do poder. Nesta perspectiva, este GT pretende reunir pesquisadores/as que assumem o desafio de adentrar no nosso tempo histórico na América Latina, trabalhando temáticas a abrir vias analíticas: crise civilizacional e suas expressões; biodiversidade e ofensiva capitalista; resistência e afirmação dos povos indígenas em lutas emancipatórias; redefinições do Estado e configurações de políticas públicas; perspectivas na construção democrática; movimentos sociais e seu potencial emancipatório; contextos sociopolíticos de diferentes países na América Latina; forças sociais em disputa; perspectivas do pensamento crítico; articulações regionais na construção da unidade latino-americana e caribenha.

GT 03 - Diálogo Pedagógico: reflexões sobre fatores intervenientes no trabalho docente

Coordenação: Emily Dorothy Figueiredo Pereira (UFRN), José Gllauco Smith Avelino de Lima (UFRN) e Pablo Cruz Spinelli (UFRN)

O Grupo de Trabalho em pauta busca a construção de diálogos acerca dos variados fatores que intervêm no exercício da docência. Parte do pressuposto de que o ato de educar repousa num conjunto complexo de aspectos sociais, culturais, biopsicológicos, pedagógicos e políticos que tem implicações diretas no agir docente e, em consequência, no processo de construção da aprendizagem dos educandos. Traz em seu âmago a proposta de uma discussão para além dos campos disciplinares, visando ao diálogo aberto com as diversas áreas do conhecimento que refletem acerca do processo educativo e seus desdobramentos. Neste sentido, se constitui num espaço privilegiado para educadores, estudantes de licenciaturas e demais envolvidos com o ato de educar, dialogarem sobre a inerente complexidade do processo da ensinagem. Tem como eixos estruturadores das discussões as questões relacionadas à formação docente, didático-pedagógica, sociocultural, política e biopsicológica, almejando tratar de assuntos que vão desde os aspectos relacionados à heterogeneidade na sala de aula àqueles que tematizam acerca da política educacional.

GT 04 - Diálogos Urbanos: dinâmicas e subjetividades

Coordenação: Andressa Lídicy Morais Lima (UFRN), Julyana Vilar de França Manguinho (UFRN)

Propomos com este GT debater as dinâmicas e subjetividades que envolvem a Antropologia Urbana e o diálogo multidisciplinar, onde o campo de reflexão teórico-metodológico exige novas preocupações sobre os sujeitos e práticas que emergem das categorias urbanos/rurais ampliando os diálogos sobre a vida na cidade, observando os problemas e estratégias enfrentados durante o processo de investigação empírica. Um espaço voltado à reflexão da principal ferramenta de pesquisa, a observação participante, observando os limites e especificidades traduzidos no campo da etnografia urbana, na tentativa de ampliar as contribuições para o trabalho de campo, dando relevo as variadas fontes de pesquisa para investigação de temas diversos: política, música, corpo, movimentos sociais, economia, religião, usuários de drogas, etc. Valorizando, sobretudo, abordagens multidisciplinares e incentivando este diálogo.

GT 05 - Epistemologia e Humanidades

Coordenação: William Coelho (UERN), Guilherme Martins (UERN)

Epistemologia é a área filosófica que investiga sobre os problemas do conhecimento científico, o qual consiste historicamente na problemática dita mais caracteristicamente moderna. Humanidades é a área mais abrangente do saber moderno em torno das ações e valores do homem na sua produção cultural. Por isso, o Grupo de Pesquisa Epistemologia e Ciências Humanas vislumbra na I Semana de Humanidades da FAFIC a oportunidade acadêmica para ampliar a discussão filosófica acerca de problemas pertinentes à reflexão sobre a Ciência e os valores da Modernidade. Na perspectiva do diálogo entre saberes, este GT objetiva propiciar o debate com outros pesquisadores das Ciências Humanas, cujos trabalhos dispõem-se a dialogar com a Filosofia, através dos seus problemas, conceitos ou autores, quer sejam alunos, professores ou interessados na discussão filosófica.

GT 06 - Estudos regionais e do trabalho

Coordenação: Vanuza Maria Pontes Sena (UERN) e Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas (UERN/UFRN)

A urbanização ocorrida nas últimas décadas, associada ao desenvolvimento do capitalismo, tem-se caracterizado pelo rápido crescimento das grandes cidades e, mais recentemente das chamadas cidades médias, e pelo surgimento de problemas sócio-espaciais dos mais diversos, o que tem comprometido a qualidade de vida tanto na cidade como no campo. Entretanto, o poder público, não tem dado, muitas vezes, a devida atenção no sentido melhorar as condições de vida da população residente. No sentido de fomentar a discussão e contribuir de alguma forma para sua resolução desses problemas, o GT ora proposto acolherá artigos, de natureza teórica e empírica, relativo aos problemas regionais, mais especificamente, àqueles direcionados ao trabalho; às desigualdades; às políticas públicas; ao planejamento urbano; à (des) organização espacial das cidades; e às novas ruralidades.

GT 07 - Existencialismo em debate: suas influências literárias e filosóficas e sua influência na filosofia e na literatura

Coordenação: Elder Lacerda Queiroz (UERN) e Silvana Maria Santiago (UERN)

O objetivo deste GT é refletir sobre as origens filosóficas e literárias do existencialismo; discutir as teses fundamentais do existencialismo. Faz-se necessário uma reflexão mais detida sobre este tema, a fim de avaliar a atualidade e a relevância de suas teses fundamentais. Explorar as origens do existencialismo, suas influências literárias e filosóficas e sua influência na filosofia e na literatura mostra-se relevante em virtude do apelo ético da filosofia existencialista.

GT 08 - Gênero, Famílias e Conjugalidades

Coordenação: Francisco Janio Filgueira Aires (UnP/IFRN) e Francisca Luciana de

Aquino (UFPE)

Os estudos de gênero têm contribuído para a desnaturalização do que é ser homem e ser mulher na medida em que os aspectos culturais e simbólicos tornaram-se os eixos explicativos desse marcador de diferença. Esse GT visa estimular reflexões sobre gênero, famílias e conjugalidades e, assim, promover a interlocução entre pesquisadores que discutem produção de masculinidades e feminilidades, configurações familiares e conjugais, experiências extraconjugais, práticas eróticas, bem como a construção de diferenças, papéis, desigualdades e violência de gênero na família, no casamento e em outros espaços. A articulação desses temas permite observar como as relações sociais são ordenadas pela ótica de gênero, problematizar as diferenças e as identidades sexuais e de gênero e entender a conjugalidade como uma forma de (con)vivência cotidiana.

GT 09 - Gestão ambiental urbana: desafios e proposições ao planejamento urbano

Coordenação: Kelson de Oliveira Silva (UERN)

O crescente processo de urbanização de algumas cidades brasileiras sem o adequado planejamento urbano e a devida preocupação com a gestão ambiental, tem resultado em danos à sociedade. O presente Grupo de Trabalho (GT): Gestão Ambiental -desafios e proposições ao planejamento urbano tem como objetivo geral reunir alunos, professores e pesquisadores preocupados em discutir as implicações socioambientais diretamente relacionadas com questões de ordem urbana, propondo reavaliar-se a gestão das cidades. A justificativa do GT tem como fundamento o fato de que a ausência de políticas e ações públicas.

GT 10 - História, memórias e oralidades

Coordenação: Lemuel Rodrigues da Silva (UERN) e Marcílio Lima Falcão (UERN)

História, Memórias e Oralidades são áreas que compõem o vasto campo do saber historiográfico. Saberes que aproximam e distanciam-se metodologicamente, uma vez que para muitos historiadores a História visa a transformação, enquanto a Memória busca a conservação das narrativas dos diversos sujeitos sociais ou suas apreensões sobre o narrado e as experiências sociais vividas. Nesse campo de conflito, aparece a oralidade como possibilidade metodológica do estudo da História e da Memória. Dessa forma, o GT- História, Memórias e Oralidades tem como finalidade promover o debate e o diálogo entre as pesquisas relacionadas à escrita da História, os usos da Memória e as narrativas de vida, de indivíduos e grupos sociais por meio da metodologia em História Oral.

GT 11 - Identidades sociais, partidos políticos e organizações civis: novos e antigos sujeitos em destaque

Coordenação: Paulo Santos Dantas (UERN/USP) e Ana Maria Morais Costa (UERN/UFRN)

As duas últimas décadas vêm demonstrando como a sociedade brasileira acentuou algumas mudanças, entre elas a emergência de novos sujeitos – mulheres, índios, homossexuais e lésbicas, negros, entre outros. Se na década de 1990 esses grupos se tornaram visíveis e reivindicaram direitos políticos e assumiriam responsabilidades entendidas com “de Estado”, atualmente assistimos à ascensão de segmentos partidários progressistas e observamos um novo diálogo de tais segmentos com comunidades religiosas ou rurais, provavelmente balizados pela participação no poder estatal. Este Grupo de Trabalho está interessado em discutir, portanto, esses novos contextos e desdobramentos, seja em partidos políticos ou ONGs, seja em comunidades religiosas ou rurais - a exemplo dos terreiros de candomblés e dos “remanescentes” de quilombos.

GT 12 - Imagem, Cultura e Sociedade

Coordenação: Itamar de Morais Nobre (UFRN) e Vânia de Vasconcelos Gico (UFRN)

O Grupo de Trabalho: IMAGEM, CULTURA E SOCIEDADE é uma iniciativa de parceria entre o Grupo de Pesquisa PRAGMA - PRAGMÁTICA DA COMUNICAÇÃO E DA MÍDIA - Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Base de Pesquisa CULTURA, POLITÍCA E SOCIEDADE - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFRN), cuja primeira edição deu-se no III Ciclo de Estudos em Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFRN, em 2009. Na sua segunda edição integrou-se a I Semana de Humanidades da FAFIC/UERN, a fim de reunir pesquisadores interessados em partilhar o conhecimento gerado no campo do ensino, pesquisa e extensão. Acolhe reflexões resultantes de pesquisas e experiências vivenciadas na área das Ciências Humanas e afins, cujo objeto tenha sido a imagem nas suas diversas linguagens: fotografia, desenho, pintura, cinema, vídeo e televisão. Propõe-se, assim, a exercitar uma pedagogia da imagem ampliando os mais diversificados debates nas diversas áreas do conhecimento que abordem a imagem como interface para educar, comunicar, refletir sobre práticas socioculturais, artísticas e políticas, ambientais e científicas, envolvendo a transdisciplinaridade, reforçando o caráter emergencial de uma nova ciência.

GT 13 - Poesia, arte e comunicação na cultura popular

Coordenação: Karlla Christina Araújo Souza (UERN) e Jucieude de Lucena Evangelista (UERN)

O GT visa agregar questões de subjetividade, criatividade e diferentes formas de expressão da cultura popular, a fim de reconhecer a diversidade de linguagens que envolve os espaços de expressão cultural referentes ao povo. Em cada uma das dimensões: poesia, arte e comunicação devem ser discutidas questões metodológicas, que contemplem as diversas formas de pesquisa neste campo; questões de memória, que considerem como as diferentes experiências de vida se pronunciam; e questões artísticas, ligadas à mediação simbólica enquanto descentralização dos meios de comunicação e os usos criativos de expressão da cultura popular.

GT 14 - Políticas Públicas & Identidades Tradicionais

Coordenação: Patrícia Lopes Goldfarb (UFPB), Alicia Ferreira Gonçalves (UFPB) e Alcides Fernando Gussi (UFC)

O objetivo do GT Políticas Públicas & Identidades “Tradicionais” é congregar o campo dos pesquisadores que estão realizando pesquisas empíricas e reflexões teóricas nas interfaces entre as políticas públicas e as identidades ditas tradicionais. Neste sentido, reflexões relevantes são: Quais os impactos das políticas em comunidades camponesas? Ribeirinhas? Sociedades indígenas? Ciganos? Quilombolas? Como tais comunidades (re) significam como diria Sahlins (1990) as políticas de geração e transferência de renda, micro-crédito, finanças solidárias, economia solidária, políticas afirmativas dentre outras? Ademais, o GT propõe a problematização da própria categoria: “tradicional”. A relevância da proposta está no fato de nos últimos dez anos ter havido um aumento exponencial das supracitadas políticas que necessitam ser problematizadas a partir da perspectiva acadêmica em sintonia com a visão de mundo dos referidos grupos.

GT 15 - Populações tradicionais, territorialidades e etnociências

Coordenação: José Glebson Vieira (UERN) e Francisca de Souza Miller (UFRN)

Este GT tem como objetivo congregar pesquisadores que desenvolvam análises teóricas e empíricas acerca de processos sociais concretos das populações tidas como tradicionais (índios, quilombolas, pescadores, camponeses, ribeirinhos, dentre outros). A meta é promover a reflexão sobre usos sociais do espaço, redes de parentesco, registros de memória, saberes tradicionais, relações com o meio-ambiente e patrimônio cultural imaterial. O GT avançará na compreensão das organizações sociais e sistemas de valores, bem como nas elaborações nativas sobre territorialidades, espacialidades e etnociências e, assim, contribuir com o debate corrente acerca do papel de tais populações no contexto de diálogo entre saberes e nas formas globais e locais de (re)criação de identidades.

GT 16 - Práticas religiosas: interfaces entre a antropologia e a história das religiões

Coordenação: Irene de Araújo van den Berg Silva (UERN)

Objetiva congregar trabalhos que discutam a diversidade antropológica e histórica das práticas religiosas, notadamente no contexto brasileiro e norte-riograndense. Essa iniciativa se articula com o interesse de mapear estudos sobre religiões, espaços e práticas religiosas no Estado, considerando a dimensão ativa de apropriação e reelaboração dos sujeitos sociais ao colocar em curso as formas de praticar a religião e a religiosidade. Nesse sentido, serão privilegiadas pesquisas de natureza etnográfica, histórica, espaciais e/ou turísticas.

GT 17 - Segurança pública e cidadania

Coordenação: Elcimar Dantas Pereira (UERN) e Francisco Vanderlei de Lima (UERN)

O Grupo de Trabalho objetiva discutir questões que correlacionem segurança e cidadania numa perspectiva humanística, democrática e multidisciplinar, considerando temas relacionados ao fenômeno da violência, ao funcionamento das instituições de segurança, direitos humanos e ao gerenciamento e controle dos conflitos sociais. Os trabalhos que virão a ser apresentados neste GT contribuirão para o entendimento do universo de discussões relacionadas à área de segurança pública, assim como dos desafios do trabalho policial no cotidiano urbano, as formas de relacionamento em situações de tensões e conflitos com grupos sociais marginalizados e o funcionamento das instituições de segurança, favorecendo assim, a reflexão acerca da necessidade de criação de um quadro profissional, ligado a esta área, preparado para a pluralidade, a tolerância e o respeito.

GT 18 - Sociedade, Cultura e Educação

Coordenação: Geovânia da Silva Toscano (UERN) e José Willington Germano (UFRN)

O Grupo de Trabalho: “Sociedade, Cultura e Educação” tem como objetivo primordial reunir pesquisadores e estudiosos desse campo temático, visando promover o debate das pesquisas e ações de extensão realizadas ou em andamento nas áreas fronteiriças das ciências sociais e da educação, privilegiando as reflexões sobre a sociedade brasileira. Trata-se de um tema absolutamente fundamental tanto para se entender a formação dos sujeitos humanos, como também para a compreensão dos processos de constituição das desigualdades e das diferenças sociais, assim como, de produção simbólica da inferioridade e da dominação. Desse modo, o GT em apreço, abre perspectivas para vários estudos, tais como: abordagens históricas, centradas nos mundos pós-coloniais, enfocando a violência epistêmica e a injustiça cognitiva; os de memória social, da educação e pensamento complexo, os que tratam de processos de escolarização; de políticas educacionais afirmativas e de novos movimentos e atores sociais e suas práticas educativas e de organização contra-hegemônicas.

GT 19 - Sociedade, Natureza e Sustentabilidade

Coordenação: Joel Silva dos Santos (UFPB), Anderson Alves dos Santos (UFPB) e Cristiano Bonneau (UFPB)

A compreensão e superação da crise ambiental vivenciada pela sociedade pós-moderna, perpassam as fronteiras do campo disciplinar e nos remete a um diálogo de saberes entre os diversos campos do conhecimento. Dentro deste contexto, é que se insere esta proposta de GT, que tem como objetivo principal proporcionar um ambiente fértil para a troca de saberes e experiências entre os profissionais de diversas áreas do conhecimento que estudam a temática ambiental e suas interfaces com os diversos setores da sociedade. A interação entre os diversos profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento é de extrema importância para a compreensão dos problemas socioambientais e superação da crise ambiental. A sustentabilidade dos diversos sistemas ambientais, assim como, o pleno funcionamento da sociedade dependem diretamente do entendimento/superação desta crise.

GT 20 - Usos do passado: história, memória e ensino de história

Coordenação: André Victor Cavalcanti Seal (UERN) e Aryana Lima Costa (UERN)

Ao longo de sua existência, as sociedades trabalharam de alguma maneira sua relação com o passado. Seja pelas histórias transmitidas oralmente de geração a geração, pela memória, tradição, ou o ensinamento da história através dos tempos, a consciência do passado tem sido um fator de distinção entre grupos de seres humanos. A forma como nós temos disposto desta dimensão é importante fator para compreendermos e caracterizarmos estas sociedades: é assim que distinguimos os gregos, pois caminharam no sentido de buscar uma alternativa à explicação de sua existência que não a do tempo cíclico, como fizeram Heródoto e Tucídides, por exemplo. Nosso interesse reside em, para além de nos restringirmos ao conhecimento teórico-metodológico elaborado, que resulta no que chamamos de História, reunir trabalhos que lidem com a existência das diversas funções a que atribuímos ao passado. Esta é uma discussão que abarca, portanto, temas pertinentes à produção do conhecimento histórico e de uso do passado em diferentes âmbitos, como em experiências através da memória, em arquivos e através do patrimônio, bem como se estendendo também à esfera dos usos do passado no próprio ensino da História, implicando a formação dos profissionais da História e a produção, escolha e uso de materiais didáticos.

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