quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Minicursos

MC 01 - A ideia de felicidade na filosofia

Ministrantes: Francisco Ramos Neves (UERN), Antônio Júlio Garcia (UERN) e Elder Lacerda Queiroz (UERN).

O minicurso objetiva fazer uma exposição das ideias de alguns importantes pensadores na História da Filosofia sobre a problemática da felicidade. Demonstrar como a filosofia trata a ideia de felicidade a partir de alguns diferentes pontos de vista. O minicurso é muito importante para refletirmos sobre a felicidade como esperança para o desespero humano na atualidade. A proposta é a de explicar como a filosofia se preocupa com as questões que envolvem o sentimento humano. Este minicurso é relevante por problematizar um dos maiores desejos da humanidade que é a conquista da felicidade; a reflexão sobre sua possibilidade ou não e como esta pode ser possível em um mundo de crises constantes.

MC 02 - A Literatura e suas representações sociais: Um diálogo ideológico entre a arte e sociedade.

Ministrantes: Ananias Queiroga Oliveira Filho (Universidade Maurício de Nassau) e Maria da Paz de Freitas e Sousa (Colégio Dom Bosco e Fundação Guimarães Duque)

O minicurso objetiva mostrar a literatura como produção estética da arte verbal que tem como expiração a realidade, o social e o homem nos seus mais diversos aspectos humanos. O trabalho tem o propósito de descrever criticamente os contrapontos da literatura como arte e sua representação tendo como referencia os estudos de Antonio Candido, Gerd Bornheim, Wilsom Chebabi, Sonia Salomão, Lúcia Lippi, Gadamer e outros. A sua importância é porque toda forma de literatura representa o homem em seu meio e na sua teia discursiva que é o social e o humano.

MC 03 - A teoria semântica da verdade

Ministrante: Josailton Fernandes de Mendonça (UERN)

Perguntar o que é verdade é, para muitos, excessivamente profundo. Exige como tal reflexões laboriosas e jamais conclusivas. É uma daquelas questões que caracterizariam o empreendimento filosófico desde as suas origens. Para alguns filósofos a questão de saber o que é a verdade pode ser respondida sob condições muito especificas de análise do conceito “Verdade”. O minicurso tem por objetivo então apresentar, numa linguagem acessível e sem grandes aparatos lógicos, a teoria semântica da verdade de Alfred Tarski. Alfred Tarski (1902-1983) é um dos grandes lógico-matemáticos do século XX, escreveu artigos de grande importância para a matemática antes de seus vinte e dois anos. Uma das suas grandes realizações no campo da lógica foi o desenvolvimento da concepção semântica de verdade. Esta concepção é chamada de semântica porque pode ser definida em termos de outros conceitos semânticos, em especial o conceito de satisfação. Conceitos semânticos lidam com a relação entre expressões e objetos. O minicurso terá três partes: (1) apresenta a teoria da verdade como correspondência e suas dificuldades; (2) a teoria semântica de Tarski. (3) discutirá a seguinte questão “É a teoria semântica uma teoria da correspondência?”.

MC 04 - Antropologia das expressões artísticas

Ministrantes: Eduardo Dimitrov (PPGAS/USP), Luis Felipe Kojima Hirano (PPGAS/USP) e Samantha Gaspar (PPGAS/USP)

É notável o processo de diversificação de temas e objetos que a antropologia contemporânea tem-se dedicado a analisar. Constantemente, o antropólogo trabalha em regiões de fronteira com outras disciplinas como a história, a sociologia, as críticas de arte, cinema e literatura. Com o intuito de aprofundar alguns diálogos interdisciplinares, este minicurso discutirá determinadas abordagens com as quais a antropologia tem trabalhado ao movimentar-se por campos como da literatura, das artes plásticas e do cinema. Por meio da análise antropológica de materiais expressivos, pode-se identificar agenciamento de identidades, de marcadores sociais da diferença, disputas simbólicas e classificatórias do mundo social. Através do estudo de objetos como o cinema, as artes plásticas e a literatura, pretende-se introduzir os alunos nas possibilidades investigativas das fronteiras entre antropologia e artes.

MC 05 - Desenho Animado, Sociologia e Filosofia: Veiculação midiática de valores e a construção da moral.

Ministrantes: Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego (UERN, bolsista PETCIS) e Francisca Kelly Ferreira Rocha (UERN)

A mídia tem espaço substancial na vida da sociedade contemporânea brasileira, fato comprovado pelo tempo de permanência da criança diante da TV – 4 horas diárias em média. A educação formal e a interação familiar não são hoje os únicos meios de informação e de criação de sociabilidades que a criança dispõe para sua formação e sua interação social. Pelo contrário, hoje a TV, dentre os outros meios de comunicação, é um dos principais formadores de opinião e de padrões de comportamento, participando da educação das crianças, muitas vezes de forma independente do controle dos pais. Neste sentido, este minicurso tem como objetivo refletir sobre a veiculação midiática de valores – pela TV –, especificamente, por meio dos Desenhos Animados Infantis, Bob Esponja e Os Simpsons, bem como sua participação na formação de valores éticos e culturais na infância.

MC 06 - Economia solidária e políticas públicas

Ministrantes: Victoria Puntriano Zúñiga (UFPB), Aline Myrtes de Souza Vieira (UFPB) e Francisco Kleber de Araújo Silva (UFPB)

O minicurso objetiva fornecer aos participantes fundamentação teórica dos condicionantes envolvidos no projeto de pesquisa Avaliação dos Fundos Rotativos Solidários do Estado da Paraíba, o qual está dividido em três áreas constituídas: 1-Contextualização da crise no mundo trabalho: taylorismo, fordismo, Keynesianismo e toyotismo; 1.1-Concepções teóricas de economia solidária: princípios e valores. 2- Surgimento e Institucionalização do FRS; 2.1-Princípios e objetivos (solidariedade, sustentabilidade, desenvolvimento local); 2.2-Diferentes formas das esferas de organização social; 2.3-Resultados preliminares a partir da exemplificação das experiências do grupo de pesquisa. 3- transformações do Estado brasileiro; 3.1- crise econômica e política; 3.2– Pós-88: Modernização do Estado e a criação de políticas sociais; 3.3 – Formação do FRS em sintonia com a implementação de políticas públicas.

MC 07 - Ensinando cartografia para sala de aula

Ministrantes: Moacir Vieira da Silva (UERN), Juciely Marques Cirilo (UERN) e Mara Renata Barros Barbosa (UERN)

O ensino de cartografia em sala de aula traz certos receios para os professores, sendo que os mesmos implicam em um processo de ensino-aprendizagem com alguns entraves. Partindo-se desse contexto, objetiva-se trabalhar a cartografia a partir das diversas formas de linguagem (recursos) aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia, buscando através destas, proporcionar aos futuros docentes, uma aproximação com recursos que possam facilitar o ensino de cartografia de maneira mais eficaz e absorvível. O desenvolvimento desta proposta está calçado na necessidade de ampliar os “aparatos” didáticos e cognitivos relacionados ao ensino de cartografia, bem como, possibilitar aos docentes de geografia uma formação complementar a essa temática, permitindo que seus futuros alunos façam, através dos mesmos, uma leitura espacial dos fenômenos e sua orientação no espaço geográfico.

MC - 08 Gestão dos Riscos Ambientais no Espaço Urbano: O papel do Estado e dos cidadãos.

Ministrantes: Nedson Danildo da Fonseca (UERN, bolsista PIBIC/CNPq) e Samylle Ruana Marinho de Medeiros (UERN, bolsista PIBIC/CNPq)

O risco é percebido e definido há muito tempo, desde a Renascença. A sociedade moderna se encontra cada vez mais vulnerável, principalmente nos aspectos que tangem a relação Sociedade x Natureza, caracterizando o espaço urbano como um lugar propício aos desmoronamentos, enchentes, doenças e contaminações. Desse modo, objetiva-se compreender a relação dos riscos ambientais e o modelo de urbanização brasileira e entender o papel do Estado e dos diversos atores sociais nessa gestão. Assim, considerar a importância do estudo dos riscos ambientais é de relevante importância para o meio científico e para a formulação de políticas publicas em todas as esperas do governo e por outros atores sociais. Sendo fundamental para o planejamento urbano, além de ser um importante fator para órgãos públicos que trabalham com a mitigação ou prevenção de danos socioambientais.

MC - 09 Introdução ao pensamento social sobre o idoso no Brasil

Ministrantes: Amana Raab Nascimento Câmara (UERN, bolsista PETCIS) e Antônia Verônica Pinheiro de Assis – (UERN, bolsista PETCIS)

O avanço da tecnologia e da medicina promovendo a maior longevidade das pessoas, assim como a queda na taxa de natalidade devida, dentre outros fatores, à maior participação da mulher no mercado de trabalho, leva a uma diminuição do número de membros da família. Assim, o Brasil, que até 30 anos atrás era considerado um país jovem, hoje possui, segundo o IBGE, 9,7% da população com 60 anos ou mais, o que representa, aproximadamente, 17,6 milhões de idosos. O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – IPEA – estima que em 2020, 12% da população brasileira será de idosos. É preciso então entender como estes se veem inseridos no mundo, já que constituem vítimas de preconceito e de exclusão social. O objetivo deste minicurso é discutir a velhice a partir da busca dos idosos por uma legitimação social, levando em consideração as representações sociais do e sobre o idoso no Brasil.

MC - 10 Meio Ambiente e o ensino formal no Brasil – aspectos históricos e legais da Educação Ambiental

Ministrante: Kelson de Oliveira Silva (UERN)

Com a criação da Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é instituído o ensino de Educação Ambiental no Brasil, de forma que a discussão ambiental torna-se um tema transversal de suma importância, reconhecido como instrumento profissional à docência. O objetivo é Identificar os principais aspectos históricos e legais da Educação Ambiental no Brasil. Em razão das demandas ambientais atuais, o profissional docente assume nesse novo contexto socioeconômico papel fundamental na formação de uma cidadania ecologicamente responsável, no qual a compreensão desses aspectos históricos e legais da Educação Ambiental no Brasil contribuem para a formação dos professores do Ensino Básico. A relevância é a de apresentar aspectos históricos e legais da Educação Ambiental necessários ao profissional docente que atua no Ensino Básico (Fundamental e Médio).

MC - 11 O corpo e as metáforas: um diálogo

Ministrantes: Lorrainy da Cruz Solano (FACENE), Rosangela Diniz Cavalcante (UERN) e Eumendes Fernandes Carlos (FACENE).

O objetivo desta oficina é oferecer um espaço para discutir o corpo como matriz pedagógica mediante elementos imagísticos/artísticos: música, pintura e literatura. A conjuntura contemporânea alicerçada no saber capitalístico conflui para a inconsciência corporal que nos faz ver, sentir, saborear, ouvir, ser em e aos pedaços. A razão descorporificada legitima e legisla modos de ser e de viver socialmente e têm como desdobramento a desumanização das relações humanas causando dor e sofrimento. As metáforas levam a um autoconhecimento da subjetividade humana e nos aproxima do caleidoscópio do saber sensível e possibilita aprender a aprender com as infinitas combinações de imagens, conhecimentos, sentimentos e visões de mundo. Precisamos pensar na multidimensionalidade do ser e aceitar o convite da arte para que a leveza nos confronte com o peso imposto pelo ideário hegemônico.

MC - 12 O individualismo metodológico e a análise do social - a formulação de Raymond Boudon.

Ministrante: Aécio Cândido de Sousa

A oficina tem como objetivo oferecer aos alunos a possibilidade de um contato introdutório com um paradigma de interpretação sociológica pouco divulgado entre nós e compreender os princípios da sociologia da ação, destacando a dimensão social das ações individuais e a dimensão individual das ações sociais.

MC - 13 Produções audiovisuais e sociologia

Ministrantes: Maíra Muhringer Volpe (USP)

Produções audiovisuais têm sido consideradas objeto de pesquisa privilegiado nas ciências sociais para tratar da sociabilidade atual. Estudos recentes mostram que os limites entre público e privado, intimidade e visibilidade, realidade e ficção, são nublados nessas produções. O minicurso tenciona introduzir os alunos na discussão desses limites ao mostrar como telenovelas, programas de auditório e reality shows contribuem para diluir tais fronteiras. Num segundo momento volta-se aos dramas pessoais e familiares, convencionalmente considerados pertencentes à esfera privada, expostos em programas de auditório na TV e na rádio. Propõe-se uma compreensão sociológica da dramatização da vida social por meio do Interacionismo Simbólico, bem como se problematizam as noções de “caso falso” x “verdadeiro”, “caso armado” x “autêntico”. Por fim, discute-se o estatuto do depoimento na TV e no cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário